Modelos de cartas para o Dia dos Pais

Com a chegada do Dia dos Pais, muitos filhos procuram as palavras certas para demonstrar seu amor, carinho e gratidão. Por isso, hoje separamos alguns modelos de cartas para o Dia dos Pais para trazer inspiração para você completar o presente neste dia tão especial.

Modelo 1

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar. Que chora à distancia, a fim de não ser observado. Que com o coração dilacerado se embrutece para se impor como um juiz inflexível. Que na ausência usam-no como temor para evitar uma ação menos correta. Que quase sempre é chamado de desatualizado. Que apenas fisicamente passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor. Que ao fim da jornada avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber. Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada. Que muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias. Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

Modelo 2

Todo o amor que tenho por você, pai, neste dia posso te mostrar. Você sempre foi meu companheiro e meu herói. Você sabe que eu sempre estarei com você em todos os momentos, porque só nós sabemos o quão maravilhosa é nossa amizade. E eu quero te dizer que você é o alicerce da minha vida, a minha direção e meu guia. Você é a luz do meu caminho, pai! Que Deus possa te abençoar em todos os dias, não só no dia dos pais. Você merece tudo isso e muito mais. Te amo!

Modelo 3

Pai, obrigado pela vida! Pela coberta que me aquece, pelo teto que me abriga, por tua presença amiga. Pai, obrigado pelos doces, pelos presentes, pelos passeios na praça. Pai, obrigado pela proteção e pelos braços cansados no final da jornada para que nada me faltasse. Pai, obrigado pelas noites em claro, quando o dinheiro não deu e mesmo assim, nunca nos abandonaste, Porque me castigaste quando eu estava errado e por tentar me mostrar o caminho da verdade. Pai, obrigado por tantas vezes que abdicaste teus sonhos para realizar os meus e abriste mão das tuas vontades para realizar meus caprichos. Pai, obrigado porque tu existes! Porque és meu pai, e porque toda tarde, voltas pra casa.

A origem do Dia dos Pais

O Dia dos Pais, de acordo com a história, teve origem semelhante ao dia das mães, e a ideia principal era fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. No ano de 1909, uma mulher chamada Sonora Louise Smart Dodd, que era filha de um veterano da guerra civil, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais após ouvir um sermão de dia dos pais. Sua intenção era homenagear seu pai que, após a morte de sua esposa no parto de seu sexto filho, em 1898, teve que criar seus filhos sozinho. Após enviar petições, conseguiu comemorar o primeiro Dia dos Pais americano, no dia 19 de junho, data de aniversário de seu pai. O símbolo, antigamente, era de rosas, sendo que as vermelhas seriam usadas para homenagear pais vivos, e as brancas os pais já falecidos.

Modelos de cartas para o Dia dos Pais

Foto: Reprodução

A comemoração passou a estender-se em diversos locais além da cidade onde Sonora vivia. No ano de 1966, no entanto, presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação que determinava que o terceiro domingo do mês de junho seria o Dia dos Pais nacional. No Brasil, a ideia surgiu de Sylvio Bhering, publicitário, e foi festejada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, que era patriarca da família. Por motivos comerciais, sua data passou a ser comemorada sempre no segundo domingo do mês de agosto.

Independente de datas em que comemoramos, o Dia dos Pais é um momento especial em que devemos demonstrar todo o nosso amor pelo homem que nos colocou no mundo. É importante que, além do presente, você demonstre o quanto seu pai é importante para você e escreva uma carta para que ele tenha sempre em mãos a sua declaração de amor.


Escrito por: Natália Petrin

Categorias: Cartas