Se tem uma coisa que os brasileiros gostam, isso é o cartão de crédito. É tanto que, de acordo com o relatório mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), o Brasil está em nono lugar no quesito transações com o cartão. Ainda segundo o órgão oficial, são mais de 700 milhões de cartões no país, um número que deixa a entender que cada consumidor brasileiro teria, em média, três cartões na carteira.
Mas, apesar de tanto sucesso e da grande procura por parte das pessoas, tendo em vista que cartões de crédito facilitam a vida do consumidor, existe uma negação por parte das agências que são responsáveis por disponibilizar este tipo de serviço. Estima-se que 80% dos pedidos feitos pela internet são negados e a dúvida que fica é o porquê desse número alto de negações.
As razões para este tipo de pedido ser negado são várias, de acordo com o site Compara Online, em muitos dos casos parte da falta de documentação, histórico de dívidas do solicitante, nome “sujo”, valor de renda incompatível etc.
Explicações para ter cartão negado
1. Documentação errada ou incompleta
A documentação é um ponto importante para saber quem é o cliente e como ele vive. Por isso, é necessário enviar todos os dados pedidos no formulário e de forma correta, para evitar erros e distorções de informações. Inclusive, é bom ficar atento aos tipos de documentos que são pedidos, pois não são só os de identificação, mas também os relacionados a renda, moradia, estado civil etc.
2. Nome no Serasa e no SPC
Outro grande fator que impede os consumidores de conseguirem aceitação das empresas de cartão de crédito é o nome “sujo” no Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Quando a pessoa se encontra nesta situação, indica que ela não se comprometeu a pagar uma dívida e por esta razão as agências preferem não arriscar a oferecer mais crédito.
3. Histórico de dívidas
Mesmo que a pessoa não esteja com o nome incluso no Serasa ou SPC, mas possua um histórico de dívidas é arriscado não ter o cadastro aprovado. Isto porque, quando as agências se deparam com este tipo de situação, torna-se pouco provável a liberação de crédito por falta de confiança da empresa no consumidor.
4. Renda incompatível
Não são todas as agências, mas algumas delas solicitam um valor mínimo de renda para concluir o cadastro. Por esta razão, sempre procure saber qual este valor, tendo em vista que cada cartão de crédito tem sua maneira de atender o cliente e suas exigências.