Veja modelo de declaração de testemunho

Vez ou outra nos deparamos com situações um tanto comprometedoras, seja em algum estabelecimento, na rua ou até mesmo no trânsito. Nestas situações, é importante salientar o quanto é necessário nos dispor a explicar o caso como ele realmente aconteceu, tornando-nos testemunhas do fato.

É preciso se posicionar, independentemente se foi uma briga, acidente, uma situação de preconceito etc. Isto porque, os esclarecimentos de terceiros, das pessoas que presenciaram o fato, pode ajudar a justiça a definir o que realmente ocorreu e qual o lado deve ser responder judicialmente.

Para contribuir com a justiça existem duas formas: se apresentar para depoimento ou mandar para a polícia uma declaração de testemunho. Neste último caso, trata-se de um documento pessoal que pode ser feito digitalizado, mas que precisa conter a assinatura da testemunha.

Veja modelo de declaração de testemunho

Foto: depositphotos

Nele é possível se apresentar, contar o fato pela perspectiva de quem estava de fora e assim contribuir com a justiça na escolha do lado prejudicado.

Quem deseja aprender a fazer um documento como este, poderá encontrar um exemplo logo a seguir. Contudo, é necessário incrementar o modelo de acordo com os dados pessoais da testemunha e preencher com os detalhes da situação julgada. No final, ainda é importante reafirmar a consciência e autenticidade do documento e colocar informações complementares, como data e cidade.

Exemplo de declaração de testemunho

DECLARAÇÃO DE TESTEMUNHO
EU, _________________________________________________, nacionalidade __________________________, filho de _______________________________________ e _________________________________________, portador(a) do RG ___________________________ e do CPF ____________________________, residente e domiciliado(a) à _________________________________________________, nº _______________, Bairro ____________________________, Cidade __________________________________ CEP ___________________, declaro para os devidos fins a que se destina, e sob a responsabilidade legal, ser verdade que sou testemunha que,
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Local __________________________________, Data ____/____/201__
___________________________________________________________
Assinatura do(a) Declarante

Informação adicional

Este tipo de situação é comum quando não há a possibilidade de fornecer um depoimento presencialmente. Assim, serve como um substituto. Contudo, vale ressaltar que após entregue a justiça, a testemunha pode ser chamada para ser ouvida pessoalmente, como uma forma de ajudar na decisão judicial a qual se refere o crime.

Apesar disso, não é necessário temer as partes julgadas no processo. O depoimento deve ser visto como uma arma aliada ao bem e que servirá para fazer justiça. Por isso a sua importância dentro de julgamentos.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Cartas