Publicado por Pollyana Batista

Não é fácil manter uma empresa em pleno funcionamento com funcionários felizes e redução de custos. As três coisas parecem não andar juntas. Qual é o segredo para manter o lucro em dia e colaboradores satisfeitos, sem gastar muito? Conheça algumas técnicas para que isso aconteça.

Melhore o ambiente de trabalho

Nem sempre a única solução para manter funcionários satisfeitos está relacionada ao dinheiro. Claro que o ganho monetário faz parte, entretanto há outras formas de agradar uma equipe.

Algumas iniciativas simples como um horário de trabalho mais flexível e day off no dia do aniversário já são responsáveis por cativar e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Outra ação simples é oferecer espaços de relaxamento dentro da sede da sua própria empresa, como sala para descanso pós-refeições ou área de lazer com jogos, televisão e internet.

Incentive a competição saudável

Chega um momento que mesmo os funcionários mais dedicados começam a se acomodar. Isso traz prejuízos para o rendimento da empresa e pode acabar contaminando outros colaboradores.

Para evitar que isso aconteça, você pode criar desafios de equipes e bonificar os que se saírem melhor. Com um investimento muito baixo, você pode promover disputas criativas que vão animar o ambiente ao seu redor.

Como ter no negócio funcionários felizes e uma gestão equilibrada sem gastos desnecessários

Foto: depositphotos

Capacite

Um dos motivos que fazem com que bons profissionais permaneçam mais tempo em uma empresa é a oportunidade de estarem sempre em formação. Isso é um grande diferencial para aquelas pessoas que dão valor ao crescimento profissional.

Portanto, treine e capacite seus funcionários para que eles desempenhem melhor a sua função e, de quebra, se tornem excelentes no que fazem.

Se comunique

Comunicação hoje é essencial para conduzir bem os negócios. E o mais interessante é que com inúmeras ferramentas que temos hoje não é preciso gastar muito para conseguir implantar uma comunicação interna eficiente.

Para isso, crie canais como intranet, TV interna, redes sociais, murais ou publicações periódicas que falem diretamente com seus colaboradores. Mas não esqueça que a comunicação é uma via de dois gumes: você precisa estar apto também a ouvir o que seus funcionários têm a dizer.

Incentive ações sociais

Uma ótima maneira de encarar a vida de uma forma melhor é ajudar outras pessoas que precisam de nós. Portanto, para que seus funcionários abram os olhos para essa realidade você pode fazer parcerias com instituições de idosos, orfanatos e hospitais. Isso vai desenvolver na equipe o espírito solidário, que pode refletir positivamente no ambiente profissional.

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