Publicado por Pollyana Batista

Praias, deserto, parques, neve… Nem preciso listar todos os motivos incríveis que você tem para visitar os Estados Unidos. O país é um exemplo de economia forte, cidades lindas e atrativos imperdíveis. Porém, para poder entrar em solo americano, os brasileiros precisam tirar o visto. Você sabe como funciona?

O visto americano é concedido para os visitantes por um período determinado. Isso evita que as pessoas queiram ficar no país para morar.

Uma vez concedido, ainda é necessário ser aceito no país assim que você estiver no aeroporto americano. Veja agora como conseguir o visto e aproveitar ao máximo as próximas férias.

Solicitando o visto americano

Uma das etapas para conseguir o visto americano é uma entrevista com um agente do consulado

Brasileiros precisam de visto americano para poder entrar no país (Foto: depositphotos)

Preencha o formulário DS-160

O preenchimento do DS-160 é o primeiro passo para a obtenção do visto americano. Disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/. O formulário é em inglês, mas basta arrastar o mouse por cima para visualizar a tradução.

A intenção é reunir o maior número de informações do requerente a fim de avaliar se o mesmo tem condições de entrar nos Estados Unidos. As questões devem ser respondidas com objetividade: nome, filiação, documentos, profissão, renda, vínculo com entidades e suas intenções com a viagem. Há uma parte bem extensa que se limita à segurança e faz perguntas bem estranhas a princípio sobre se você pretende levar drogas, armas ou munição durante a sua viagem.

Depois de finalizadas as questões, o formulário gera um número de ID que você deve guardar com segurança, pois será necessário para outras etapas do visto.

Veja também: Como tirar passaporte, quanto custa e documentos necessários

Emita o boleto de pagamento

Dar entrada ao processo de visto americano tem um custo de 160 dólares. E ele deve ser pago independentemente do resultado final, ou seja, mesmo que você não consiga o visto.

No endereço https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv, você vai emitir o boleto para pagamento na rede bancária ou até pagar com cartão de crédito. Para isso, você precisa do número do ID da primeira parte.

Agende CASV

Depois que o seu pagamento estiver sido processado, você agenda o primeiro comparecimento a um órgão americano no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. É o Casv, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Nessa etapa, você vai escolher o dia e horário mais viável para que você compareça ao local para a coleta biométrica e de foto.

Em todo o Brasil só há quatro cidades com esse órgão: Brasília, Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E sua presença é obrigatória.

No dia agendado tudo acontece muito rápido. E só levar o seu ID e comprovante de pagamento da taxa junto aos seus documentos pessoais. Um atendente americano irá fazer a coleta das suas impressões digitais e tirar uma fotografia.

Veja também: Perdi meu passaporte, e agora? Saiba o que fazer

Agende entrevista

Essa parte também é feita por meio do site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. Procure agendar sua entrevista no consulado para o mesmo dia do seu comparecimento no CASV, assim você economiza tempo e deslocamento, principalmente se você não mora em uma das quatro cidades brasileiras com atendimento.

Leve todos os documentos pessoais e aqueles que comprovam seus vínculos com o Brasil. É somente nessa última etapa que ocorre a entrevista com um agente do consulado. O importante é responder todas as questões com sinceridade e ter na ponta da língua sua renda, onde vai ficar, objetivos e quem vai pagar por essa viagem.

Recentemente, algumas mudanças isentaram perfis de viajante dessa entrevista, como por exemplo: idosos maiores de 79 anos e menores de 14. Pessoas que já tem o visto e querem renová-lo ficam isentas da entrevista se solicitar um novo visto um ano antes do atual expirar.

Pegar o visto

O visto é concedido ou não já no final da sua entrevista. Quando você consegue autorização seu passaporte fica no Consulado para que o visto seja colado no seu documento. Depois de 10 dias, ele fica disponível para ser retirado no CASV ou enviado pelos Correios.

Veja mais!