Publicado por Pollyana Batista

Seja para investimento, controle financeiro ou para receber remunerações referentes a serviços prestados, todas as pessoas, em algum momento do mundo atual, precisará se deparar com a possibilidade e interesse de abrir uma conta em uma agência bancária.

Você está precisando abrir uma conta em um banco, mas não sabe qual tipo de conta escolher? Hoje vamos esclarecer as principais diferenças entre conta corrente e conta salário.

Conta corrente x conta salário

Conta corrente

A conta corrente oferece um pacote de serviços para quem optar por abrir uma. Por exemplo, ao abrir uma conta corrente em qualquer banco, você faz um contrato que lhe dá direito de movimentar o dinheiro por meio de depósitos, saques e transferências.

A conta corrente e a conta salário se diferem, principalmente, pela taxa de manutenção cobrada

A conta corrente cobra taxa de manunteção (Foto: depositphotos)

A conta corrente também oferece cartão de crédito, de débito e talão de cheques. As versões mais novas das contas correntes já disponibilizam operações online, como transferências e pagamentos de contas.

Para manter uma conta corrente disponível, o cliente do banco paga uma taxa por mês que corresponde ao pacote de serviços oferecidos. Algumas delas disponibilizam ainda um limite em dinheiro para que o usuário tenha um fundo de reserva na sua conta.

Conta Salário

A conta salário é uma modalidade de conta que é específica para receber salário. Por conta disso, alguns bancos exigem que para abertura de conta seja feito um convênio entre a empresa e o banco. Outros pedem apenas uma cartinha da empresa para abrir a conta.

Veja também: As empresas podem obrigar os funcionários a abrir conta para o pagamento dos salários?

Diferente da corrente, a conta salário não recebe depósitos de outras pessoas, exceto a empresa, e também não disponibiliza cartão de crédito, limite financeiro, transferência, talão de cheques entre outros serviços. Em compensação, a conta salário não cobra taxa de manutenção, como é a corrente.

Qual é a melhor: conta salário ou conta corrente?

A resposta não é simples. Tudo vai depender do que você precisa. A conta salário é especifica para receber vencimentos das empresas, mas não é possível receber depósitos de outras pessoas ou fazer transferências entre outras contas ou até fazer pagamentos de contas online.

Porém, se você não quer pagar taxas e deseja somente uma conta em banco para receber salário, essa é a melhor opção.

Já se seu objetivo é movimentar dinheiro em conta, receber depósitos, fazer transferências, ter cartão de crédito, débito, ter limite e talão de cheques, a conta corrente é ideal. Mas atenção: para ter acesso a esses benefícios você vai precisar pagar uma taxa por mês para a manutenção da conta corrente.

Veja também: Qual a melhor? Veja a diferença entre conta corrente e conta poupança

Depois de escolher o seu tipo de conta ideal (conta corrente ou conta salário), procure um banco de sua preferência, analise as taxas cobradas, a burocracia e documentos exigidos para abrir a sua conta bancária.

Veja mais!